DESTINO FINAL

17 de jun. de 2009

Examinando-se Para Ver se Está na Fé!

"Até um gambá pode tentar se passar por um pato, mas amarre os pés de ambos e lance-os em um lago e aquele que fede logo afundará."

"Examinai-vos a vós mesmos, se permaneceis na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não sabeis quanto a vós mesmos, que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados." (2 Coríntios 13:5)

Não existe um conhecimento que traga mais conforto e segurança a uma pessoa do que compreender que o Espírito Santo de Deus está presente em sua vida e que Ele não apenas a dirige, mas exerce Sua influência sobrenatural sobre as outras pessoas por meio dela. Qualquer experiência sobre profissão de fé que fique aquém desse padrão está em desacordo com o que a Bíblia diz sobre a genuína salvação oferecida por Jesus Cristo.

Em outras palavras, aquilo que você faz é coerente com aquilo que você diz? Você demonstra por suas ações aquilo que professa com os lábios?

Se o Espírito Santo estiver presente em um indivíduo, Sua presença não ficará escondida, sem nunca ser vista pelos outros. "Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa." [Mateus 5:15]. Mesmo no caso de um crente carnal ou desviado, haverá vestígios da luz de Deus brilhando por meio dele para demonstrar o fato de que ele é um filho de Deus. Mas se essa luz nunca for vista em quem professa ser um cristão, a probabilidade é alta que o indivíduo fez uma falsa profissão de fé.

É exatamente por essa razão que incluímos um teste com doze questões no artigo P154, "O ABC e XYZ da Salvação". Colocamos esse teste ali para ajudar as pessoas a seguirem a exortação de 2 Coríntios 13:5, citada anteriormente. Se após um exame elas descobrirem que essas características não aparecem em sua vida, devem parar de fazer de conta que são cristãs.

É triste dizer isto, mas a mera crença sem confirmação apropriada é a regra e não a exceção dentro da cristandade atualmente. O que muitos deixam de compreender é que a concordância intelectual com a mensagem do evangelho não resulta em salvação. É bem possível para um indivíduo crer em tudo o que a Bíblia diz, mas nunca experimentar o novo nascimento espiritual. A razão encontra-se no fato que a crença e a confiança absoluta são duas coisas diferentes. Deus conhece nosso coração e, a não ser que venhamos ao ponto do genuíno arrependimento por nossos pecados e recebamos de verdade o Espírito Santo em nossas vidas, uma profissão de fé não tem significado algum.

Arrepender-se não é meramente expressar tristeza pelos erros cometidos. O tipo de arrependimento que é uma parte integral da salvação consiste em uma mudança de direção que somente Deus pode produzir quando a pessoa torna-se uma nova criatura em Cristo. Após isso, a velha vida irá se desvanecer gradualmente à medida que a pessoa crescer na graça e no conhecimento de Jesus Cristo. O pecado continuará a ser um fato da vida e nos perturbará na extensão em que permitirmos que isso aconteça, mas aqueles que são genuínos nunca novamente conseguirão pecar e gostar de viver no pecado por muito tempo! O Espírito Santo não permitirá que um dos filhos de Deus se envolva em comportamento pecaminoso e se sinta à vontade com ele.

Você conversa sobre as coisas espirituais com as outras pessoas? Se realmente tem amor e devoção a Jesus Cristo em seu coração, até mesmo as conversas casuais freqüentemente serão pontuadas por referências a Ele ou àquilo que Ele fez por você. A razão é que quando você está envolvido em um relacionamento afetuoso com alguém, freqüentemente estará pensando na pessoa amada. Mas imagine alguém comprometido em noivado e que nunca menciona sua noiva/noivo; isso é similar aos crentes que nunca falam sobre as coisas de Deus! É um fato trágico que essa é a regra e não a exceção no que se refere a muitas profissões de fé. As pessoas passam pela vida pensando que são cristãs, mas suas vidas são uma total contradição.

Então, quando indivíduos honestos, que já fizeram profissão de fé, embora sem experimentar de verdade, admitem ter sérias dúvidas sobre a validade de sua fé, muito freqüentemente eles recebem garantias por parte de seus amigos cristãos, seus pastores, etc. Sei que isso é verdade porque já cometi esse erro. Aqueles que são nascidos de novo têm um tremendo desejo que todos sejam salvos — de modo que quando uma pessoa parece estar caindo em descrença, é uma reação natural tentar "mantê-la salva". Mas os cristãos devem evitar cometer esse erro. Ajudar alguém a saber que está perdido é obviamente preferível a ajudar um indivíduo a passar pela vida como um hipócrita iludido e afetando adversamente os outros.

Há outro teste para um crente genuíno que não foi incluído nas doze questões do artigo "O ABC e XYZ da Salvação". Ele tem a ver com a paz no coração e na mente que freqüentemente desafia a lógica e a compreensão:

"E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus." [Filipenses 4:7; ênfase adicionada].

Se você nasceu na família de Deus e está crescendo na graça e conhecimento de Cristo (2 Pedro 3:18), as chances são realmente boas que você não está excessivamente preocupado em seu coração com o que o amanhã poderá trazer. Qualquer pessoa minimamente informada sabe que este mundo está em um estado terrível e que caminha para o desastre. Mas eu não vejo muitos dos filhos de Deus apertando nervosamente as mãos e se preocupando com isso. Por outro lado, as massas não-regeneradas estão convencidas que o céu está desabando. O ambientalismo radical fez a maioria das pessoas acreditar no aquecimento global e que medidas extremas precisam ser tomadas imediatamente para salvar o planeta Terra. Mas o verdadeiro graveto final que quebrará as costas do camelo quando for adicionado à carga já sobre ele está escondido dentro da cristandade. A Palavra de Deus nos diz claramente que em algum momento haverá um êxodo em massa da fé:

"Ninguém de maneira alguma vos engane; porque não será assim sem que antes venha a apostasia, e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição, o qual se opõe, e se levanta contra tudo o que se chama Deus, ou se adora; de sorte que se assentará, como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus." [2 Tessalonicenses 2:3-4].

Observe que o grande afastamento será formado por aqueles que professavam ser cristãos. São pessoas que professam, mas que nunca tiveram uma experiência real com Cristo, e que em um movimento cataclísmico sairão em massa do armário, deixando sem emprego os pastores que contribuíram para a ilusão delas! A maioria das igrejas se esvaziará e os crentes genuínos poderão enfrentar a perseguição em uma escala não vista desde os tempos do Império Romano nos dois primeiros séculos da igreja primitiva. Mas no meio de tudo o povo de Deus sempre poderá confiar na seguinte promessa:

"E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito." [Romanos 8:28].

Nos últimos meses temos visto uma seqüência contínua de programas na televisão e filmes no cinema que são claramente gnósticos em suas mensagens e direcionados à cristandade não-regenerada. Aqueles que conheceram as crenças básicas da igreja cristã, mas que não têm fundamento em Cristo são presa fácil para teorias aparentemente plausíveis sobre como eles foram enganados com relação a essas crenças. Sei, a partir de uma pesquisa que já realizei, que as organizações ocultistas estão aumentando seus esforços para desacreditar o cristianismo. Há milênios que Satanás está trabalhando sob o disfarce da "Igreja" para prepará-la para a matança e a vindoura apostasia terá toda a aparência de uma vitória para ele. Mas essa "vitória" terá curta duração e, quando o Senhor Jesus Cristo descer do céu para colocar ordem na casa, o diabo e seus discípulos serão lançados no lago de fogo.

A vitória final será dos redimidos porque é garantida pelo próprio Senhor. Portanto, não devemos nos preocupar excessivamente com o que poderá acontecer amanhã. Nosso destino está, e sempre esteve, nas mãos misericordiosas e infinitamente capazes de nosso Senhor. Destarte, como diz o estribilho de um conhecido hino, apenas continue "descansando nos eternos braços do meu Deus".

"Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize." [João 14:27].

http://www.espada.eti.br/p275.asp


Portas Abertas Brasil - Os Cristaos perseguidos no mundo.

Portas Abertas Brasil - Os Cristaos perseguidos no mundo.
"Onde ter fé em Cristo significa morrer por ela!"

Open Doors - Deutschland

Open Doors - Deutschland
Verfolgte Christen Weltweit - Gefährlicher Glaube

Sponsor a Child/Ajude uma Crianca.

Sponsor a Child/Ajude uma Crianca.
"Mais bem-aventurada coisa é dar do que receber." (Atos 20 : 35)