DESTINO FINAL

21 de jun de 2010

A HORA FINAL

Texto Bíblico: Apocalipse 1: 1-3 : "Revelação de Jesus Cristo, que Deus lhe deu, para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer. Ele as enviou pelo seu anjo, e as notificou ao seu servo João, o qual testificou da palavra de Deus, do testemunho de Jesus Cristo, de tudo que viu. Bem aventurado aquele que lê, e bem aventurados os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas, porque o tempo está próximo.Cf: Mateus 24:l-l4:.. " então virá o fim."

INTRODUÇÃO

Com o advento do novo milênio estamos vivendo no limiar de uma nova etapa na história humana. As pessoas tornam-se mais esperançosas, criam-se novas expectativas, surgem novas religiões e seitas, a velha onda de misticismo (new age, nova era) retoma força, enfim, tudo se reveste de um novo colorido. Em se tratando de conhecimento intelectual, entre todos os segmentos da sociedade, desde cientistas, escritores, políticos, jornalistas, estadistas e magistrados, todos enfim, concordam que o homem, neste século, aumentou consideravelmente o potencial de conhecimento em todas as áreas das ciências, e por esse motivo, novas perspectivas são criadas, do quê poderá vir amanhã.

Desde a revolução industrial, no século passado, até os nossos dias, o homem evoluiu em conhecimento mais do que em todos os milênios anteriores e, só nos últimos 40 anos, foram inventados cerca de 60% a 80% dos produtos fabricados.

O homem já foi à Lua, enviou sondas à Marte e as viagens ao redor da Terra tornaram-se rotineiras. As naves dos tipos "Challenger" e "Colúmbia" vão ao espaço e voltam sem causar o frenesi do tempo das "Apollo". Telescópios gigantes, como o Hubble (em órbita terrestre), e o de Arecibo, em Porto Rico, sondam o espaço sideral em busca de novas informações. Os satélites de comunicação ao redor da Terra são uma realidade. É a ciência ( o saber ) se multiplicando nos tempos do fim "4 E tu, Daniel, encerra estas palavras e sela este livro, até ao fim do tempo; muitos correrão de uma parte para outra, e o conhecimento se multiplicará. (Daniel 12: 4)".

A partir daí, resta-nos perguntar: aonde o homem vai parar? Qual a sua pretensão? O que virá amanhã? As respostas a estas questões, do ponto de vista de futurólogos considerados "experts" no assunto (ex.: Carl Sagan, Isaac Asimov, Aldous Huxley e etc.), são as mais variadas, mas que não têm satisfeito plenamente aos anseios do coração humano, e por isso vejamos o que dizem os homens e o que nos dizem as Sagradas Escrituras:


1) A RESPOSTA HUMANA À QUESTÃO:

Desde os primórdios, após a queda espiritual, o homem, impenitente, pretendeu viver independente de Jeová Deus, o criador. Sua intenção era criar, para si e seus descendentes, um futuro que dependesse somente de sua capacidade, ou seja, de sua auto-suficiência. Foi assim antes do dilúvio, nos dias de Noé (Gênesis 6:3,5) e, depois, na Babilônia, durante o período de construção da torre de Babel (Gênesis 11:1-9). Ainda o é assim, hoje. Os governos das nações, por não crerem realmente na existência de Deus - e, consecutivamente, nem no plano divino para o planeta - estão construindo estações orbitais, em torno da Terra, para servir de base para futuras viagens tripuladas a outros planetas, com vistas à exploração e colonização dos mesmos (1). Ontem foi a estação russa "Mir" (Paz), que após alguns anos em órbita terrestre (desde 1986), tornou-se obsoleta e teve que ser lançada ao mar. Hoje é a Estação Espacial Internacional que, como o nome já diz, está sendo montada por um consórcio de países, entre eles o Brasil. Tal estação orbital deverá estar pronta em fins de 2004. Estaria no espaço sideral a "solução e salvação" para a raça humana? Conseguirá o homem atingir este seu objetivo? São perguntas que se faz. Por não terem esperança numa vida melhor aqui neste mundo, com o reinado de mil anos do Messias de Deus, Jesus Cristo, as nações investem então nesse "projeto". Mas, podemos ver que, profeticamente, tal projeto não irá adiante, ou seja, não surtirá o efeito esperado, e não logrará o êxito pretendido, conforme nos diz a palavra de Deus (Obadias 3,4).

Conta-se que o célebre e famoso filósofo francês Voltaire (François Marie Arouet, 1694 - 1778) disse, em sua época, que não daria mais cem anos e a Bíblia seria um livro ultrapassado. Efetivamente, esse dia ainda não chegou e nem nunca chegará. O Senhor Jesus disse: " passarão o céu e a terra, mas as minhas palavras não hão de passar", Mateus 24:35 e mais nos é dito na Palavra de Deus, ... "Portanto dize-lhes: Assim diz o Senhor Deus: Não será retardada nenhuma das minhas palavras: a palavra que falei se cumprirá, diz o Senhor Deus", Ezequiel 12 : 28.


2) A RESPOSTA DAS SAGRADAS ESCRITURAS À QUESTÃO:

A Bíblia é a infalível palavra de Deus. Nela encontramos resposta a tudo, e nela o Senhor nos exorta: "Perguntai-me as cousas futuras...", Isaías 45:11a, e ainda , "Clama a mim e responder-te-ei e anunciar-te-ei cousas grandes e ocultas, que não sabes", Jeremias 33:3.

A Bíblia nos revela que Jesus Cristo, o filho do Deus Vivo, o Messias prometido a Israel, o Salvador da humanidade, o Cabeça da Igreja, reinará mil anos na Terra, em e a partir de Jerusalém, conforme as milenares profecias bíblicas, Daniel 2:44; 7:13,14 e 27; Zacarias 14:9; Apocalipse 19:11-16; 20:4 - 6. Sobre o reinado de Jesus, veja o descrito no livro do profeta Isaías, capítulos 2 e 11 e Miquéias 4:1- 8. Será a concretização do sonho de toda a humanidade: Paz! Deus, em Cristo, o Messias, fará isso!
A Bíblia afirma que haverá um final feliz para todo aquele que esperar no Senhor, para aquele que invocar o nome de Jesus e confessá-lo como Senhor, Romanos 10:11-13, e por isso mostra-nos os sinais que antecederão a sua vinda (no grego "parousia," surgimento), para arrebatar a sua igreja. Vamos a eles:


3) SINAIS DA HORA FINAL (CONFORME MATEUS 24:1-14):

(Cf. Apocalipse 6:1-8).

a) Guerras:

Nunca se guerreou tanto, como no século XX:

- 1914 - 1918 = 1ª guerra mundial ( aproximadamente 10.000.000 mortos);

- 1939 - 1945 = 2ª guerra mundial ( aproximadamente 50.000.000 mortos). Esta guerra teve início com a invasão da Polônia pela Alemanha. A Alemanha x Itália x Japão formaram o que se denominou o Eixo ( Adolf Hitler x Benito Mussolini x Imperador Hirohito ). Nesta guerra foram mortos, pelos nazistas, cerca de 6.000.000 de judeus nos campos de concentração de Chelmno, Treblinka, Sobibor e Auschwitz-Birkenau ( tristemente, o mais "famoso" ). Este holocausto, foi chamado pelos nazistas de "a solução final". Do outro lado, os Aliados : EUA x Inglaterra x Rússia ( Roosevelt / Truman x Churchill x Stalin ). Os EUA entraram na guerra após o iminente e fulminante ataque aéreo japonês à sua esquadra atracada no porto de Pearl Harbor, na ilha Oahu, no Havaí, em 7 de dezembro de 1941.
Nesta época foi construída a maior e mais terrível arma já concebida pela mente humana : a bomba de plutônio, ou como é mais conhecida, a bomba atômica, a qual foi lançada sobre as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki, nos dias 6 e 9 de agosto de 1945, respectivamente, pelo bombardeiro americano "Enola Guy". Literalmente, cerca de 150 000 japoneses foram "evaporados" pela bomba.

A bomba atômica liberou uma energia equivalente a potência de 20.000 toneladas de TNT (Trinitrotolueno) e a imagem do "cogumelo atômico" ficou gravada na memória da humanidade como símbolo de horror e de destruição.

- Anos 50 = Guerra da Coréia, dividindo-a em duas partes: a do Sul, capitalista (capital: Seul) e a do Norte, comunista (capital: Pyongyang).
- Anos 60 = 1965 - 1973 = guerra do Vietnã, onde os EUA perderam fragorosamente a batalha. = 1967 = árabes x israelenses ( a chamada guerra dos seis dias ).

- Anos 70 = 1973 = árabes x israelenses (a guerra do Yom Kippur).

-Anos 80 = guerra das Malvinas/Falklands (Argentina x Inglaterra); árabes x israelenses; Irã x Iraque ( 100.000 mortos ); guerrilha na Nicarágua; guerrilha na Irlanda ( Católicos e Protestantes );

terrorismo dos grupos ETA (Espanha), IRA (Irlanda), Sendero Luminoso (Peru) e de outros grupos.

-Anos 90 = guerra do Golfo Pérsico, que começou com a invasão do Kuwait pelo Iraque de Saddam Hussein, em agosto de 1990. Os EUA entraram nesta guerra bombardeando o Iraque, em janeiro de 1991. Esta ofensiva americana contra alvos iraquianos ficou conhecida como "Tempestade no Deserto".
Ocorreram intensos bombardeios com dezenas de mortos da população civil. Cena impressionante aconteceu na segunda versão desta guerra, ou seja, uma nova ofensiva americana: um caça-bombardeiro americano prestes a alçar vôo de combate carregado com bombas, em cuja uma delas estava escrito: "To Saddan with love" (Para Saddan, com amor). Indescritível, o sentimento que a guerra traz!

Houve, ainda, nesta década, escaramuças internas em vários países. Guerra na Bósnia-Hezergovina. Guerra nos Bálcãs. Esfacelamento da União Soviética, mudando a geopolítica da região. Appartheid na África do Sul. Guerra entre a Índia e o Paquistão, na região da Cachemira. Guerrilhas em vários países africanos, órfãos do comunismo russo.

Atualmente, várias e letais são as armas de guerra construídas, tais como mísseis balísticos intercontinentais (alcance superior a 5000 km), mísseis continentais, ou de longo alcance, dos tipos Pershing, SS-20, Trident, Tomahawk (alcance de 1600 km), Scud, Patriot, mísseis de médio e curto alcances tipos Exocet (francês), Gabriel (israelense) e Piranha (brasileiro) e etc., além de aviões, helicópteros, navios e, também, de porta-aviões nucleares, tipos Nimitz, Enterprise, Theodore Roosevelt (americanos), e de submarinos nucleares, tipo Kursk (russo).

No período pós-guerra, alguns poucos países passaram a pertencer ao que se denominou chamar "o clube atômico", por serem detentores do conhecimento, fabricação e uso da bomba atômica. São eles: os Estados Unidos, a Rússia, a França, a Inglaterra, a China e a Índia . Hoje, outros já conseguiram dominar o conhecimento da tecnologia e ter a bomba como é o caso, por exemplo, do Paquistão. Existe o temor de que países extremistas como o Iraque, já estejam fabricando a bomba, o que seria desastroso e catastrófico.

Os Estados Unidos detonaram o seu primeiro experimento nuclear no deserto de Los Álamos, em West Sands, próximo a Álamogordo, estado do Novo México, em 16 de junho de 1945; a França, no Atol de Mururoa, uma ilha do Oceano Pacífico.

Os governos dessas nações têm construído verdadeiros arsenais que têm o poder de destruir o planeta várias vezes. "Os países de todo o mundo estão gastando cerca de 800 bilhões de dólares por ano na compra de armas, e menos de 1 bi em programas populacionais. É uma atitude míope", afirmou Pranay Gupte, jornalista e especialista em política demográfica . (Ver tópico seguinte). Cumprem-se aqui as descrições de Ap. 6:2-4,7,8.

b) Fome:

Segundo dados estatísticos do especialista indiano em política demográfica e, também, jornalista do jornal The New York Times, Pranay Gupte, nascem, diariamente, no mundo, cerca de 216.000 crianças (dados de 1984) (2), ou seja, uma nova cidade de médio porte, e os alimentos não dão para atender a essa demanda. Aliada a isso, está a má distribuição desses alimentos. Existem pessoas que estão vivendo em níveis de miséria absoluta, outras que não consomem o mínimo de calorias básicas a que o ser humano necessita (um adulto, do sexo masculino, necessita de 2900 kcal/dia e do sexo feminino, 2220 kcal/dia, segundo a Organização Mundial da Saúde - OMS). "Se 125.000.000 de crianças nasceram em 1 ano e meio, pelo menos 25.000.000 delas morreram pela diarréia, tétano, cólera, desidratação e desnutrição, fatores esses ligados, diretamente, à pobreza. Um verdadeiro holocausto", afirma Pranay. Segundo essas mesmas estatísticas, milhões de seres humanos vão dormir mal alimentados, dos quais, segundo o Unicef - o Fundo da ONU para a infância - 400 milhões de crianças ao redor do mundo.

"Quase 1,3 bilhão de pessoas, ao redor do mundo, vive com menos de 1 dólar por dia e quase 1 bilhão não consegue suprir suas necessidades básicas de alimento", são dados do Human Development Report 1999 (Relatório do Desenvolvimento Humano 1999), Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento Humano. Eis alguns dados sombrios da fome:

- Anos 70 = Biafra (África); Índia (Bombaim e outras cidades); Bangladesh.

- Anos 80 = Nordeste do Brasil; África (Etiópia e outros países).

- Anos 90 = Nordeste do Brasil; África (Quênia, Nigéria e outros países).
Na Etiópia, na África, em 1997, morreram de fome cerca de 50.000 pessoas, e em outros países ao norte, tais como no Mali, Mauritânia, Nigéria, Senegal e Chade, milhares se alimentaram de raízes e insetos e comeram até as reservas alimentícias e sementes (3).

No Brasil, nas grandes cidades, tais como Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Recife, é comum ver pessoas a cata de restos de comida nos chamados "lixões". É o fantasma da fome, o cavaleiro montado no cavalo preto, com a balança na mão, e o cavaleiro montado sobre o cavalo amarelo, cujo nome é Morte, de Apocalipse 6:5,6.

c) Pestes:

A despeito de a medicina estar avançadíssima, várias são as doenças incuráveis até hoje, tais como o câncer (de alguns tipos), a lepra, a AIDS, o cólera. A ciência também não descobriu o antídoto para o vírus Ebola, que surgiu no continente africano e foi devastador.

d) Terremotos:

Sempre presentes na história da humanidade, estão em escala ascendente:

- l 980 = no Monte Santa Helena, Washington (EUA); no Ceará; na Itália (20.000 mortos); na Turquia; na URSS; no Japão; na América Central e na cidade do México.

- l 997 = no Japão, onde, na cidade de Kyoto, um viaduto foi retorcido como se fora um brinquedo de plástico, tamanha a força do fenômeno. Vejamos os piores terremotos, só neste século (4):

País Ano Escala Richter (9.0) Mortos

Itália 1908 7.5 83.000

Japão 1923 8.3 143.000

Índia 1935 7.5 50.000

Peru 1970 7.8 66.000

China 1976 8.0 225.000

Irã 1990 7.0 40.000

Clique no link da reportagem: Os piores terremotos desde 2000

e) Violência e falta de amor:

Assassinatos, estupros, racismo, xenofobia, "faxina étnica", violência urbana, aborto, embriaguês, toxicomania, "galeras" nos bailes funks, cadeias e penitenciárias superlotadas, roubos, furtos e assaltos em escala crescente, seqüestros de aviões, seqüestros relâmpagos para saques em caixas eletrônicos, sequestros de pessoas idosas e/ou deficientes, delinquência juvenil, aumento do número de armas de fogo no meio da população. O flagelo e o pesadelo de centenas de famílias hoje são as drogas ( estupefacientes ), tão em voga entre os jovens, principalmente.

f) Imoralidade

Este é um outro forte indicador de que vivemos à época do fim. Paulo escrevendo aos Corintios afirmou: "As más conversações corrompem os bons costumes" (lª Coríntios 15:33), e com a liberalidade dos costumes, com a frouxidão da moral atual, a imoralidade ganha força como nunca visto. Filmes pornôs, literatura libertina, carnaval, músicas populares de duplo sentido, programas picantes na TV, fornicação, homossexualismo masculino e feminino, adultério, prostituição infantil, gravidez precoce, oferta de sexo nas páginas dos jornais. As bancas de jornais e revistas estão abarrotadas de todo o tipo de revistas pornográficas, direcionadas a todo tipo de público alvo. Sites na Internet estão em todos os lugares do planeta, levando a semente da imoralidade a quem quer que seja, via rede. Nunca se escreveu tanto sobre sexo, nunca se falou tanto a respeito, e nunca se praticou tanto, como acontece atualmente. Sexo desenfreado, como nos dias de Sodoma e de Gomorra (Gênesis 18:16 a 19:20). Aliás, essas cidades servem de aviso para a atual geração, de que o Senhor pedirá conta dos atos de cada pessoa, tanto das poderosas, como das simples, como está escrito em Hebreus 4:13, Atos dos Apóstolos 17:30,31, 1ª Pedro 4:3-5, 2ª Pedro 2:6-9 e Apocalipse 20:11-13.

g) Idolatria, apostasia e superstição:

O homem da atualidade crê em tudo, sem perguntar, ou se importar, qual a origem ou a fonte de tal crença, e submete-se à sua ação sem um mínimo de questionamento: jogo de cartas, baralho cigano, jogo de búzios, horóscopo, tarô, I Ching (horóscopo chinês), mapa astral, leitura de mãos (quiromancia), florais de Bach, energização, mentalização, regressão, cromoterapia, hipnotismo, espiritismo e outras crenças. Passar debaixo de escada dá azar; quebrar o espelho traz sete anos de atraso de vida; ao acordar , levantar sempre com o pé direito; vestir-se de branco às sextas-feiras ou no fim de ano; bater na madeira três vezes, para afastar o mal, são algumas das crendices populares. Outrossim, os jornais, as emissoras de TV e de rádio, estão cheios de anúncios esotéricos, e os artistas, a custa de polpudos cachês, reforçam tais anúncios, para que mais e mais pessoas incautas sejam tentadas a consultar tais "mestres"( 1ª Timóteo 4:1,2).
Porém, a maior apostasia é o culto aos ídolos de barro, de gesso, de pau e de pedra. Multidões ajoelham-se perante imagens de escultura, adoram-nas e as cultuam, oram à elas, invocando proteção e ajuda, o que é terminantemente proibido pelas Sagradas Escrituras, Êxodo 20:4; Levítico 19:4; Deuteronômio 6:4,5; Salmos 97:7; 115:4-9; 135:15-18; Isaías 2:8,9; 40:18-20,25; 42:8; 45:18-20; 46:7; Mateus 4:11; 22:37; Marcos 12:29,30; Lucas 4:8; João 4:23,24; Atos 17:16; 1ª Coríntios 6:10,11; 10:17; 2ªCoríntios 12:2; Gálatas 5:19-21; Efésios 5:5; 1ª João 5:21; Apocalipse 21:8 e 22:15. Dá-se crédito a tudo, menos à Palavra de Deus! E tais pessoas ainda têm o desplante de dizer que são cristãs!!! Francamente!!!

Mas, o mais novo modismo é o fisiculturismo, isto é, o culto ao corpo perfeito, quando o ser humano cultua a si mesmo, ou seja, a egolatria ou complexo de Narciso. Note-se o aumento no número das academias de ginásticas. Um outro ponto nesta questão, é o grande número de cirurgias plásticas, aumentando-se determinadas áreas do corpo, como o busto e a região glútea (nádegas), com o silicone, e a retirada, em outros pontos, dos "pneus" indesejáveis, através da lipoaspiração. Ressalte-se, não se trata de cirurgias reparadoras, mas de pura vaidade mesmo! São pessoas NÃO satisfeitas com o seu próprio corpo.

Nota : Vemos surgir em algumas denominações evangélicas apostasias e superstições: rosas ungidas; pisar sal grosso; ungir as chaves da casa e do carro; dar sal em pacotinhos para os crentes levarem para suas casas; adesivos de autos com dizeres do tipo "tá amarrado, olho grande" ; alguns pregadores de rádio e de televisão usam colocar durante a oração, um copo d'água,(e mandam que os ouvintes façam o mesmo, sobre o rádio, ou o aparelho de TV), para bebê-la ao término da oração (pergunto: água benta dos crentes?!; água fluidificada?!); colocar a mão na tela da TV, em contato com a mão do telepregador; vigília de oração, só no monte ( dizem que num monte em Tinguá, Nova Iguaçú, RJ, gravetos tornam-se incandescentes durante as vigílias que lá se realizam). Pergunta-se: que tipo de evangelho é esse??!! Que teologia é essa??!! Vemos, sem sombra de dúvidas, uma "teologia" sem nenhum fundamento bíblico. Com certeza, esse é " um outro evangelho", Gálatas 1: 6-8 . Do que se pode inferir, essa NÃO é a sã doutrina, a qual é conforme a Palavra de Deus e que nos ensina como proceder em todas as questões espirituais.

E o que pensar de certos cristãos que, também, são maçons, ou seja, adeptos da Maçonaria? E, não são membros de banco, não! São pastores, presbíteros, líderes enfim, que estão à frente do povo do Senhor, ministrando, pastoreando e ensinando (5). Pergunta-se: ministrando o quê? Ensinando o quê? "Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço"??!! Pode um autêntico cristão ser maçom?! Cremos que não, e achamos que os tais que assim procedem estão querendo servir a dois senhores, o que é, efetivamente, impossível (Mateus 6:24; Lucas 16:13; 1ª João 1:5,6; 2:4-6,15-17,21-23).

h) Israel = (ponto chave das profecias para o fim: "E acontecerá naquele dia que farei de Jerusalém uma pedra pesada para todos os povos; todos os que a carregarem certamente serão despedaçados; e ajuntar-se-ão contra ela todo o povo da terra." (Zacarias 12 : 3)

O povo israelita é um dos maiores referenciais da vinda de Jesus (ver Mateus 24:1-34, em especial do verso 15 em diante). Os acontecimentos com o povo judeu estão, intrinsecamente, amarrados à palavra profética. A restauração da nação de Israel está profetizada no livro do profeta Ezequiel, capítulo 37. Vemos em tudo isto a fidelidade do Senhor Deus Jeová para com os seus e, sobretudo, para com as suas promessas. O Senhor Deus vela pela sua palavra para fazê-la cumprir, Jeremias 1:11,12; Ezequiel 12:28.

Desde o dia 14 de maio de 1948, Israel é uma nação de fato e de direito. De fato, pois é visível sua organização como Estado, possuindo governo (Parlamentarista), hino (Hatikvah = esperança), bandeira, povo e território (não totalmente definido na atualidade) e, de direito, pois o Eterno é quem prometeu e delimitou o lugar da sua habitação, Números 34:1-15; Ezequiel 47:13-23 e Amós 9:11-15.

Mas, o mundo ainda não reconhece a cidade de Jerusalém como capital do estado judaico, devido ao conflito árabe-israelense, em que cada parte reivindica a cidade como sua e, por isso, as embaixadas dos países acreditados em Israel estão situadas na cidade de Tel-Aviv. Entretanto, as Sagradas Escrituras dizem que Jerusalém é a cidade do grande Rei, Mateus 5:35b. Foi lá que aconteceram, e onde acontecerão, os maiores eventos do mundo espiritual, que refletirá no mundo natural. Lá, Jesus deu a sua vida numa cruz para salvar a humanidade decaída no pecado. Lá Ele voltará novamente, visível ao mundo, Atos 1:9-12. De lá, de Jerusalém, Ele regerá as nações com a destra do seu poder, Apocalipse 12:5.

Porém, a Bíblia diz que, "até se completar a plenitude dos gentios, Jerusalém será pisada por eles", Lucas 21:24, mas o Senhor prometeu restaurar Jerusalém quando purificar todo Israel, Zacarias 12.

Apesar das suas dimensões territoriais reduzidas (quase do tamanho do estado de Sergipe), Israel possui forças armadas que estão entre as mais eficientes do mundo, contando por isso com um complexo parque industrial bélico, criado a partir da sua necessidade vital (6). Israel é o relógio de Deus ao mundo!!.

i) A pregação do Evangelho do Reino dos Céus:

Portas estão abertas na Rússia, na Alemanha Oriental, onde a apenas uma década atrás não se podia pregar o evangelho da redenção. Há um grande esforço e uma grande investidura na evangelização da África e dos países da chamada "Janela 10-40" (faixa terrestre compreendida entre as latitudes de 10N e 40N). O Nordeste do Brasil e as aldeias indígenas estão sendo "invadidos" por missionários que buscam levar a Palavra de Deus àqueles que nunca ouviram o genuíno evangelho. A Bíblia já foi traduzida para vários idiomas e dialetos, e é o livro mais impresso, mais vendido e mais lido no mundo inteiro.

O Senhor é varão de guerra (Êxodo 15:3), seu intento se cumprirá, seu plano se confirmará. Ele desfez o intento das nações, quebrou a arrogância dos poderosos e fortalezas ruíram. Multidões se rendem aos pés do Salvador ao ouvirem o evangelho da verdade, o evangelho do reino de Deus (Romanos 1:16,17). O Senhor Deus Jeová diz: "Operando Eu, quem impedirá?" ( Isaías 43:13 ).

Estes são alguns dos sinais de que já estamos nos tempos do fim, de que vivemos A HORA FINAL, e próxima está a vinda de Jesus, para arrebatar a sua igreja que lhe foi fiel (Apocalipse 3:10).


4) SIGNIFICADOS E PROPÓSITOS DA VINDA DE JESUS (7)

Existem três palavras que podemos utilizar para uma visão panorâmica dos propósitos e dos significados da vinda do Senhor. São elas: GLÓRIA, RESTAURAÇÃO e JUÍZO.

A) GLÓRIA: O Senhor virá em glória e glorificará a sua igreja. Ele virá como noivo glorioso, Mateus 25:6. A sua primeira vinda foi em humilhação, Filipenses 2:5-8, a segunda será em glória, Tito 2:13.

B) RESTAURAÇÃO: Restaurar a nação (Israel) que o rejeitou da primeira vez, Rm 11:26-29; Zc 8:1-8.

C) JUÍZO: Isto diz respeito aos ímpios. As nações serão julgadas com vara de ferro, individualmente e como nações, Apocalipse 19:11,15; Zacarias 14:9.


5) A VINDA DE JESUS

Quando Jesus disse, em Mateus 24, "então virá o fim", e em Apocalipse 1,"o tempo está próximo", o Senhor referia-se à sua vinda nas nuvens, para arrebatar a sua igreja e, para após, desencadear os desígnios divinos sobre o mundo impenitente, ou seja, "o dia da vingança do nosso Deus," Isaías 61:2a; 1ª Tessalonicenses 1:9,10; 5:9; 2ª Tessalonicenses 1:7-9 e Apocalipse 6:15-17.

Encontramos cerca de 300 vezes, no Novo Testamento, a respeito da segunda vinda de Cristo. Livros quase que inteiros falam disto, como 1ª e 2ª Cartas aos Tessalonicenses, e capítulos inteiros, como Mateus 24 e Marcos 13. Esta é a profecia mais importante no Novo Testamento para a vida da igreja. Assim como os judeus deveriam aguardar a vinda do Messias, Deuteronômio 18:15-19; Isaías 7:14; 9:6,7; 59:20; Miquéias 5:2,3; Zacarias 9:9; Mateus 21:4,5, a igreja é conclamada a ficar alerta para a vinda do noivo, Mateus 24:42-51 e 25: 6, 13.

A segunda vinda de Jesus dar-se-á em duas fases distintas: a primeira para arrebatar a igreja que lhe foi fiel, João 14:1-3; 2ª Tessalonicenses 1:7. Nesta fase, Ele virá súbita e rapidamente, Mateus 24:27;Lucas 17:24 e 1ª Coríntios 15:51,52. Como já foi visto, virá para os seus. Na segunda fase, para lutar contra o anti-Cristo e nações aliadas e derrotá-los (Apocalipse 19), para aprisionar Satanás (Apocalipse 20:1-3), e assim instalar o seu reino de mil anos, aqui na Terra. É quando "todo o olho O verá" (Apocalipse 1:7; Marcos 13:26), e Israel então O reconhecerá como o seu Messias, Zacarias 12:10-14.

6) NOSSA POSIÇÃO DIANTE DA HORA FINAL:

Aos crentes o Senhor Jesus exorta, dizendo: ..."vigiai" (Mateus 24:42); ..."orai" (Mateus 26:41); ..."santificai-vos" (Apocalipse 22:11) e ..."anunciai o evangelho" (Marcos 16:15). Aos incrédulos diz: ..."arrependei-vos, pois está próximo o reino dos céus", Mateus 4:17; e mais ainda... "Entrai pela porta estreita. Pois larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela. Mas estreita é a porta, e apertado o caminho que conduz à vida, e são poucos os que a encontram", Mateus 7: 13,14.


CONCLUSÃO

Quando Jesus vier e levar a sua igreja para o Céu, aqui no mundo haverá uma grande agitação. É quando então o mundo vai experimentar o período chamado de "a grande tribulação", Jeremias 30:7,8; Daniel 12:1; Joel 2:11; Mateus 24:15-31; Apocalipse 6 a 19. Período tão terrível que não houve precedente na história humana e que, depois, não haverá igual, Jeremias 30:7; Sofonias 1:14 -18; Mateus 24:21,22 e Marcos 13:19,20.

Pergunta-se a ti: estás preparado(a) para quando vier Jesus? Se estás, aleluia. Amém. Se não estás, hoje é dia de concertar-te com Deus, recebendo a Jesus como teu único Salvador, João 1:12; Romanos 10:9-13, e assim irás ao Céu com Ele e estarás a salvo dos terríveis juízos divinos que abaterão sobre a terra. Não sejas omisso(a). OU ISTO OU AQUILO! A tua decisão é inevitável ! "NÃO" é também uma decisão. Mas, opte pelo que é certo, ou seja, a única opção correta: Jesus Cristo, que morreu na cruz pelos meus, pelos teus, pelos nossos pecados. Ele (Jesus) disse: "Eu Sou o caminho, e a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim", João 14:6. Que o Senhor tenha misericórdia de ti e te abençoe. Amém.

OBS: Após a concretização deste estudo, vários outros acontecimentos relativos ao tema já ocorreram, mostrando que o exposto aqui e, mais nitidamente, nas Sagradas Escrituras, estão num ritmo acelerado, ou seja, estão acontecendo muito depressa. Veja os notíciários das TVs e rádios e os jornais. JESUS VEM BREVE! Prepara-te para encontrares com teu Deus, Amós 4:12b. MARANATA!!!!!

NOTA: Se consideraste este estudo como importante para ti, se ele contribuiu para teu crescimento espiritual, tire uma cópia e repasse à pessoas não convertidas ao Senhor Jesus. Verdadeiramente o fim está próximo "Pois que, quando disserem: Há paz e segurança, então lhes sobrevirá repentina destruição, como as dores de parto àquela que está grávida, e de modo nenhum escaparão."
(I Tessalonicenses 5 : 3)

Bibliografia :

1- Revista Tecnologia e Defesa, Ano 15, n.º 74, Edição Especial, 1998.

2- Revista Veja, n.º 876, 19/06/85, Páginas Amarelas, Editora Abril.

3- Revista Ultimato, nº 260, pág. 34, Set / Out 1999, Editora Ultimato, Viçosa, MG.

4- Revista Época, 08/07/99, pág. 20, Editora Globo (Fonte: World Almanac).

5- Revista Defesa da Fé, Ano 2, nº6, Mai / Jun 1998- Instituto Cristão de Pesquisa.

6- Revista Tecnologia e Defesa, Ano 13, nº 68, São Paulo.

7- Revista Chamada da Meia-Noite, n.º , Ano 1985.

8- Bíblia Anotada Ryrie Study , Editora Mundo Cristão

Fonte: CACP

Portas Abertas Brasil - Os Cristaos perseguidos no mundo.

Portas Abertas Brasil - Os Cristaos perseguidos no mundo.
"Onde ter fé em Cristo significa morrer por ela!"

Open Doors - Deutschland

Open Doors - Deutschland
Verfolgte Christen Weltweit - Gefährlicher Glaube

Sponsor a Child/Ajude uma Crianca.

Sponsor a Child/Ajude uma Crianca.
"Mais bem-aventurada coisa é dar do que receber." (Atos 20 : 35)